O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente do hormônio insulina pelo pâncreas ou porque o hormônio não consegue atuar no corpo de maneira adequada e pode provocar consequências graves como cegueira, infarto, derrame além da possibilidade de amputação de membros inferiores devido à queda de irrigação e sensibilidade.
“O chamado pé diabético é muito vulnerável a ferimentos e possui dificuldade de cicatrização o que facilita infecções podendo levar a amputações”, explicou a enfermeira e supervisora de condições específicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Pamela Nascimento.
A supervisora orientou que a doença possui vários fatores de risco. Entre os principais estão à obesidade, a ingestão de gordura e açúcar em excesso e sedentarismo. “A adoção de um estilo de vida mais saudável com uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos são as principais receitas para prevenção do problema”, ressaltou a enfermeira.
Outros elementos que podem contribuir para o surgimento da diabetes são o histórico familiar, idade, estresse, uso abusivo de álcool e o tabagismo. “A realização de exames preventivos habituais também é essencial para que o problema seja detectado no início evitando danos maiores ao organismo”, destacou a supervisora.
Exemplo
Manter um estilo de vida saudável pode ser alcançado com perseverança e força de vontade como atesta o economista Carlos Alberto Cavalcante de 58 anos.
“Eu evito comer gorduras e pratico atividade física de segunda a sexta além de treinos de corrida nos finais de semana”, declarou Cavalcante. O economista é participante do circuito de corridas de Maceió e já participou inclusive de meias maratonas.
“Com cuidado e dedicação todos podem passar dos 50 anos com saúde e disposição”, ensinou. Carlos Alberto também revelou que realiza exames preventivos anualmente e possui as taxas de glicose e colesterol dentro do esperado.
“Todos devem seguir o exemplo do Carlos Alberto para manter em harmonia aquela que representa o nosso maior bem, a nossa saúde”, declarou Pamela Nascimento.
