No Natal, população vai poder contar com os serviços de Saúde
As unidades de saúde da rede estadual estão com um esquema especial para os dias 24 e 25 (véspera e dia de Natal). O Hospital Geral do Estado Osvaldo Brandão Vilela terá um reforço de 25% em sua equipe multiprofissional. A direção do HGE se articulou com os hospitais da rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de assegurar leitos durante esse período, quando o número de atendimento deverá ser redobrado, em função dos excessos cometidos durante os festejos natalinos.
Já a Unidade de Emergências do Agreste, Daniel Houly, no período de 24 de dezembro a 2 janeiro, contará também com uma escala diferencial destinada a internação e emergência. “O reforço nas equipes vai oferecer mais segurança aos usuários e aos funcionários das unidades, visto que a demanda tende a aumentar consideravelmente nesse período”, avalia o secretário Herbert Motta.
Segundo o diretor do HGE, Carlos Gomes, as barreiras policiais serão importantes durante esses dias para orientar os motoristas e tentar evitar, dessa forma, os acidentes que costumam acontecer em épocas festivas. Ele alerta para que a população evite a associação de álcool e direção, que pode acarretar em acidentes graves.
Hemoal – O Hemocentro de Alagoas também estará funcionando durante esse feriado prolongado. Desta sexta-feira (24) até o próximo domingo, o Hemoal estará aberto para coleta de sangue e para atender os portadores de hemofilia. Na terça-feira (28), será retomada a campanha de coleta externa na Praça Deodoro, para reforçar o estoque. Na quarta-feira (29), a coleta de sangue acontece no Calçadão do Comércio.
Os Ambulatórios 24 horas Denilma Bulhões (Benedito Bentes); João Fireman (Jacintinho); Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira) e Noelia Lessa (Levada) estarão funcionando normalmente nos dias 24 a 25, com as equipes médicas de prontidão. As unidades foram abastecidas com medicamentos e outros insumos. A Clínica Dayse Brêda, que atende crianças, também estará com as portas abertas para atender a todos que procurarem os serviços médicos.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará, pela primeira vez, com o apoio das 27 bases distribuídas em todas as regiões do Estado, além do suporte aéreo, que garante o transporte rápido para pacientes em estado grave ou distantes de unidades de trauma como HGE e UE do Agreste. O diretor de Assistência Pré-Hospital, Iracildo Camelo Junior, adiantou também a continuidade da parceria com o Corpo de Bombeiros.
“Nossas equipes atuarão de forma integrada com os profissionais do Corpo de Bombeiros, que também desempenham um excelente trabalho no resgate e socorro aos alagoanos em todo o Estado. Dessa forma, a população estará mais protegida”, destacou Iracildo.
Ainda segundo a Sesau, o Laboratório Central, o Programa Estadual de Imunização, a Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estarão de sobreaviso e prontos para serem acionados caso seja necessário.
