A saúde e a segurança dos servidores que atuam na rede de saúde pública é uma prioridade. Eles são peças fundamentais para o bom funcionamento dos setores em que exercitam suas atividades, e para isso, a Gerência Executiva de Gestão e Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem ações e serviços destinados à categoria, como assistência médica especializada, capacitações, acesso a cursos em instituições de nível superior e outras iniciativas que facilitam o desenvolvimento profissional, culminando com o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), possibilitando mecanismos para que o funcionário enfrente essa nova fase da vida sem traumas.
Com a saúde não se pode descuidar e, nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde dispõe de um Núcleo e Atenção à Saúde do Servidor (NASS), que oferece serviço médico especializado para o funcionalismo. “Os servidores são essenciais na Sesau e temos a preocupação em viabilizar ações voltadas para saúde e segurança. Os funcionários possuem um setor com assistência médica especializa, que funciona diariamente os dois horários”, afirmou a gestora do NASS, Naiara Calheiros.
No Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor são oferecidas consultas com ginecologistas, psicólogo, psiquiatra, fisioterapia, urologia, dermatologia e médico do trabalho. A procura é considerada satisfatória, principalmente para os que dependem do serviço público de saúde. Naiara Calheiros disse que, na Sesau há uma preocupação com os funcionários, dando oportunidade de ter acesso a um serviço médico de qualidade.
Além das consultas, os médicos realizam ações de educação e orientação, com a realização de palestras sobre temas variados, principalmente em relação a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, cuidados com a pele, entre outras. A orientação ocorre diariamente, mas em datas especiais há um reforço, para lembrar ao servidor que ele deve ficar sempre atento e se cuidar, para ter uma boa qualidade de vida.
Ainda em relação à saúde do servidor, existe o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, instalados em algumas unidades como no Ambulatório 24 Horas João Fireman, no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Hospital Ib Gatto Falcão e na Unidade de Emergência Daniel Houly (Arapiraca), que promove campanhas de vacinação e outros serviços.
Outro programa destinado para os funcionários é o de prevenção e riscos ambientais, voltado para segurança. Nesse caso, as unidades de saúde formam as comissões internas de prevenção de acidentes, que são responsáveis por orientar os trabalhadores sobre os cuidados que devem ser adotados durante as suas atividades, a exemplo do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Entre as unidades que possuem programas internos para os seus servidores, Naiara Calheiros destacou o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui um programa voltado para controle do peso e que realiza com os profissionais a ginástica laboral. Há também na unidade – que é referência em urgência e emergência – campanhas educativas com algumas temáticas, que são realizadas pela gerência de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT).
Proporcionar ao servidor um ambiente onde não haja riscos de acidentes é preocupação de todo gestor e, dentro dessa vertente, a Sesau realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, onde a saúde e segurança do trabalhador são os principais temas de discussão. Este ano a secretaria realizou a ação na quarta-feira (19). “A proposta dessas ações é buscar o cuidado com o servidor com relação à saúde e bem estar no trabalho”, frisou Naiara.
Investindo na capacitação profissional
Valorizar o servidor e proporcionar meios que assegurem sua qualificação profissional é um dos papéis da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde. E essa atividade é o que não falta nessa área, que é bastante procurada pelos funcionários. Além das capacitações que são realizadas pela Sesau, existe uma parceria com sete instituições de ensino superior que facilita o acesso aos seus cursos, com descontos que vão de 5 a 25%, dependendo do curso que será cursado. O benefício também é estendido ao cônjuge, filhos e parentes até segundo grau.
“As ações são para valorizar o servidor e o seu desenvolvimento profissional, possibilitando que tenham acesso a um curso superior, que irá contribuir para sua progressão. Essa é a proposta da secretaria, melhorar cada vez mais o seu corpo técnico, o que é fundamental para uma boa prestação de serviço para população”, revelou.
E quando chegar o momento da aposentadoria, o que fazer? Alguns servidores acostumados com o dia a dia ficam indecisos em relação a essa situação ainda desconhecida. Pensando nisso, a secretaria criou o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que ganhou o segundo lugar no concurso de ações inovadoras, promovido pela antiga secretaria de Estado de Administração, atual Seplag.
Durante o PPA , o futuro aposentado recebe noções sobre direitos sociais , deveres e aspectos jurídicos da aposentadoria, aspectos psicossociais, saúde, qualidade de vida, planejamento financeiro e empreendedorismo.
Segundo Patrícia Bezerra, gestora de Educação em Saúde, os encontros com os que às vésperas de se aposentar são de 40 horas, com cinco encontros de oito horas. Eles participam de dinâmicas e assistem vídeos. Como também recebem orientações que são necessárias para a nova realidade que irá viver, em especial o planejamento financeiro.
Nas sete edições realizadas do programa já passaram 200 servidores. Além de técnicos da secretaria que são os instrutores das oficinas, conta também com a parceria de outras instituições como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Sebrae.
Um canal de comunicação foi criado pela Gerência de Educação e Saúde com os servidores, através das redes sociais, voltado para informações sobre cursos que acontecem mensalmente e irão contribuir para formação profissional. Patrícia Bezerra explicou que, mensalmente os trabalhadores são informados sobre cursos que estão ocorrendo gratuitamente, por meio da Escola de Governo, acrescentando que as horas da qualificação são utilizadas no processo de progressão funcional.
