Dando continuidade ao trabalho de combate à dengue, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram na cidade de Japaratinga, litoral norte do Estado, para intensificar as ações desenvolvidas pelos agentes de endemias do município, percorrendo as ruas e conscientizando a população.
Na ação foram colocadas telas de proteção nas casas que possuíam caixas d’água e cisternas para evitar a criação do vetor. Além desse material, também foram distribuídos panfletos e recolhido o lixo através de um mutirão realizado pelos agentes de endemias.
Segundo o técnico do Estado, Pedro Alexandre, foi usado o Temefós, inseticida eficaz contra larvas de mosquitos que age na fase imatura dos
mosquitos. “A colocação dessas telas ajudará significativamente no combate à dengue, mas também contamos com a conscientização da população que é a principal fonte de combate”, explicou o coordenador de Epidemiologia de Japaratinga, Paulo Sérgio.
Ainda segundo ele, o mutirão com a busca ativa tem como intuito prevenir e combater a dengue, informando aos moradores os riscos de contrair a doença, pois na cidade ocorreram vinte notificações, com dez casos confirmados.
“Passei quinze dias muito doente com a dengue. Acho fundamental esse tipo de ação, pois só dessa forma será possível diminuir ou acabar com a proliferação do mosquito. Eu faço a minha parte: não acumulo lixo nem água parada. Aprendi com os agentes em uma das visitas de rotina”, disse o aposentado Josias Calasa.