A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instituiu a criação do Grupo Técnico para o Enfrentamento do vírus Ebola em Alagoas. A Portaria nº. 495, de 23 de outubro de 2014, foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL).
O grupo técnico irá trabalhar com a identificação, investigação e elaboração de respostas a esses tipos de agravos. Isso porque, o Ministério da Saúde e o Estado de Alagoas necessitam dispor de informações epidemiológicas atualizadas para identificar precocemente as emergências, com o objetivo de monitorar e avaliar as intervenções a serem implementadas, com maior efetividade.
A Portaria tem ainda a finalidade de impedir a expansão do vírus Ebola, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à inexistência de tratamento terapêutico para o vírus Ebola, que acomete os seres humanos, independente da faixa etária e condições clínicas.
De acordo com a publicação, o coordenador do grupo será o chefe de gabinete da Sesau, Antonio de Pádua Cavalcante e a vice-coordenadora será a superintendente Estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto. Ainda segundo a Portaria, serão consideradas a circunstância e a percepção de mudanças que estão sendo verificadas no padrão de ocorrência com doenças infecciosas e na dinâmica de transmissão dos seus agentes, dentre os quais o vírus Ebola, com inúmeros agravos inusitados, causando situações de emergência epidemiológica de natureza infecciosa.
O Grupo Técnico é formado também por Marlene de Souza Lima (Cievs), Celi Silva do Nascimento (Lacen), Cleide Moreira da Silva (Sesau), Carlos Eduardo Lyra Filho (Sesau), Rogério Barboza da Silva (Sesau), Lucas Barreto Casado (Samu), João Carlos de Melo (Uncisal), Maria Rosileide Batista Alves (Uncisal) e Márcio Herbert Marques Costa .
