A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que tanto o Hospital Geral do Estado (HGE) como a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, principais unidades de referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas registraram intenso movimento nos últimos dias, acarretando em uma inevitável sobrecarga e lentidão no atendimento à população.
Como são unidades de portas abertas 24 horas, os dois hospitais atendem desde os casos clínicos a pacientes politraumatizados provenientes de todas as partes do Estado. Outro fator que também contribuiu para a sobrecarga é a paralisação dos serviços nas redes municipais em função do feriadão de fim de ano; nesta segunda, 3, estes serviços devem ser retomados.
Para ter uma ideia da grande procura nestas duas unidades de urgência e emergência, praticamente 3,5 mil pacientes foram atendidos no HGE, e 2 mil na Unidade de Emergência do Agreste em pouco mais de três dias. Os registros de acidentes envolvendo carros, motocicletas, além dos atendimentos clínicos e ambulatoriais foram os mais comuns.
Por fim, a Sesau reitera que todos os esforços estão sendo feitos para garantir o atendimento aos usuários, ao tempo em que, pede desculpas e compreensão pelos transtornos causados em decorrência desse fato.