Ação teve objetivo de garantir segurança a socorristas
Com o objetivo de melhorar as práticas do atendimento dos profissionais que trabalham nas Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou a entrega de Equipamentos de Proteção individual (EPIs) aos socorristas do Litoral Norte do Estado. A ação, que contemplou profissionais de Maragogi, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, São Luiz do Quitunde e Barra de Santo Antônio, foi supervisionada pela superintendente de Atenção à Saúde, Aparecida Auto e pelo gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
Durante a visita, todos os profissionais receberam orientação de como utilizar cada equipamento adequadamente. Para isso, o engenheiro do trabalho, Wilson José de Souza, além de enfermeira e coordenadora de Enfermagem do Samu Maceió, Tatiana Almeida, fizeram uma palestra em cada Base visitada.
De acordo com Maria Aparecida, o processo de renovação dos equipamentos de proteção já foi iniciado nas Centrais do Samu de Maceió e Arapiraca. “Todos os equipamentos de proteção para a segurança dos socorristas já estão sendo entregues nas duas centrais, conforme disponibilidade de material”, disse a superitendente de Atenção à Saúde, ao garantir que “todos os socorristas de Alagoas receberão os novos equipamentos”.
Ela acrescentou que, o principal objetivo da Sesau é garantir plenas condições de trabalho aos socorristas de cada Base Descentralizada. Com isso, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão melhor atendidos. “Por isso, a segurança dos profissionais do Samu é uma prioridade do governo estadual”, ressaltou Aparecida Auto.
De acordo com o gerente do Samu Maceió, além de entregar os EPIs, todas as Bases Descentralizadas do Litoral Norte foram supervisionadas. “Esse trabalho é fundamental, porque vemos os reais problemas que ocorrem em cada unidade. Com isso, podemos planejar melhor as nossas ações, assegurando que a população tenha um atendimento de excelência”, destacou.
