×

Alagoas

Sesau elabora Plano de Contingenciamento para atender vítimas da enchente

Em reunião realizada no sábado (3), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a equipe técnica da pasta decidiu elaborar um Plano de Contingenciamento para atender as vítimas da enchente que afetou 28 municípios alagoanos. O objetivo é desenvolver ações a longo prazo, já que o atendimento emergencial vem sendo realizado desde o último dia 18 de junho, quando a catástrofe aconteceu e deixou 15 municípios em Estado de Calamidade Pública.

Para isso, no início desta semana, será realizada uma reunião com representantes de todas as secretarias estaduais, além de representantes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e Ministério Público de Alagoas (MP/AL). Na oportunidade, serão traçadas estratégias que garantam assistência qualificada às vítimas, principalmente com relação à área da saúde.

Para a secretária adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, o Plano de Contingenciamento irá possibilitar que ações permanentes possam ser desenvolvidas junto aos desabrigados, a exemplo de acompanhamento psicológico, de ações ambulatoriais e de prevenção a doenças. “Depois de duas semanas agindo junto aos desabrigados com ações emergenciais, a exemplo da distribuição de medicamentos, vacinas, e da instalação de hospitais de campanha, temos que montar um programa para atendimento a longo prazo”, frisou.

Além de Júlia Levino, participaram da reunião os superintendentes de Atenção à Saúde e de Vigilância à Saúde, respectivamente, Vanilo Soares e Sandra Canuto, a diretora de Vigilância Ambiental, Elisabeth Rocha, e a coordenadora Setorial de Gestão de Pessoas da Sesau, Camile Wanderley. Também participaram a enfermeira da ONG Médicos Sem Fronteiras, Ana Lúcia Bueno e a consultora do Ministério da Saúde (MS), Dulce Cerutti.