Com a distribuição de mais doses, municípios ampliam vacinação para pessoas de 59 e 58 anos
Alagoas segue avançando na imunização da população contra a Covid-19 com remessas enviadas, semanalmente, pelo Ministério da Saúde (MS). As últimas doses de AstraZeneca e Pfizer recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começaram a ser retiradas pelos munícipios alagoanos nesta sexta-feira (21), nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca.
Agora, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) irão avançar ainda mais com as Campanha de Vacinação contra a Covid-19, imunizando pessoas com 59 e 58 anos de idade. Para isso, serão utilizadas 39.195 doses, sendo 28.665 da AstraZeneca, que estão sendo distribuídas para os 102 municípios alagoanos, e 10.530 doses da Pfizer, que foram destinados para a capital do Estado e para a cidade de Arapiraca.
As doses da vacina Pfizer serão distribuídas exclusivamente para as cidades de Maceió e Arapiraca, por causa das condições específicas de acondicionamento do imunobiológico. Isso porque, ele deve estar congelado em temperatura -25° à -15° Celsius ou -80° à -60° Celsius, e somente esses dois municípios estão em condições de receber as vacinas.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as pessoas que estão nesta faixa etária – 59 e 58 anos -, precisam ficar atentas ao cronograma de vacinação nos municípios alagoanos. “A vacinação tem sido muito eficaz em Alagoas. Temos dialogado com os municípios para continuar acelerando cada vez mais a imunização. A política de transparência é prioridade e as nossas ações também são de conhecimento do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal para seguirmos firmes no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Agora, a população que está com 59 e 58 anos já deve ficar atenta para ser imunizada”, ressalta o secretário Alexandre Ayres.
Para fazer a retirada das doses e dos insumos para aplicação das vacinas na população as SMSs devem fazer uma requisição no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) e agendar previamente com a central de distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com ou com a central de distribuição de Arapiraca pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.
Balanço – Em Alagoas foram aplicadas 860.738 doses da Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer, sendo imunizadas 599.856 pessoas com a primeira dose (D1) e 260.882 pessoas com a segunda dose (D2). Foram distribuídas aos municípios alagoanos 1.043.240 doses, das 1.285.180 doses recebidas pelo Governo de Alagoas, enviadas pelo Ministério da Saúde.
