Com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados para e vitar a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizaram, nesta terça-feira (3), uma ação educativa e distribuição de camisinhas (masculinas e femininas). A iniciativa foi destinada aos usuários de trens, na estação ferroviária, em Maceió.
Durante a ação, a psicóloga da Sesau, Simone Pinheiro, explicou aos presentes que o uso do preservativo é a melhor forma de proteção contra diversas doenças, em especial a Aids. “A Sesau tem trabalhado para conter o avanço da doença em Alagoas e a educação e conscientização têm sido os principais mecanismos para a preservação da vida”, explicou.
Ainda de acordo com a psicóloga, a iniciativa faz parte do projeto “Saúde Sempre à Mão”, que disponibiliza dispensers de camisinha em locais estratégicos da cidade. “O projeto Saúde Sempre à Mão representa um avanço no combate a Aids, pois disponibiliza os meios de prevenção diretamente à população sem intermediários”, ressaltou Simone.
A assistente social da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Fabiana Aragão, destacou que a estação ferroviária recebe um fluxo grande passageiros diariamente e, por isso, a ação é fundamental para evitar as DST/Aids.
Na ocasião, o funcionário da CBTU, José Francisco da Silva, elogiou a iniciativa, destacando que a distribuição de preservativos gratuitamente é importante, principalmente para pessoas carentes.
