×

Alagoas

Sesau discute referência para a saúde na região da Zona da Mata

Representantes da Saúde nos municípios alagoanos localizados na Zona da Mata discutiram nesta quarta-feira (09), em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a referência no atendimento para os 11 municípios que integram a III Região. Uma das medidas definidas no encontro foi o fortalecimento da unidade de referência para emergência, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado em União dos Palmares.

“Trabalhar com regionalização é trabalhar participando e discutindo junto com a região de saúde”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Rozangela Wyszomirska. O processo de reorganização dos serviços contou com a participação da maioria dos representantes da região, que é composta por Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Lage e União dos Palmares.

De acordo com Rozangela Wyszomirska, o encaminhamento imediato é para que os municípios da III Região de Saúde assumam a responsabilidade de controlar a demanda interna, revendo assim o fluxo para o Hospital São Vicente, em União dos Palmares. Essa medida requer que os municípios mantenham uma referência local para o atendimento adequado aos pacientes.

“Com essa determinação, “o Hospital São Vicente de Paulo passa a atender, preferencialmente, por encaminhamento”, completou Wyszomirska. Esse encaminhamento é necessário nos casos de urgência e eletivos, que não tenham risco, sendo a prioridade da unidade hospitalar a emergência, que é porta aberta.

“Esse é um momento de os municípios se estruturarem para um acolhimento e contribuição financeira”, esclareceu Rozangela Wyszomirska. Isso porque muitos municípios da III Região de Saúde encaminham pacientes para o Hospital São Vicente, que realiza um atendimento mensal de 44 mil pessoas. Logo, todos devem contribuir para o bom funcionamento do hospital.