Integrantes do Subcomitê de Gestão de Dados de Trânsito se reuniram na quinta-feira (3), no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhor (Cerest), em Maceió, para planejar a integração dos dados de acidentes de trânsito em Alagoas. O encontro teve como foco a importância da unificação das informações para o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam a violência no trânsito.
“Hoje os órgãos públicos não possuem um sistema interligado para registrar as estatísticas do trânsito. Estamos trabalhando para desenvolver este sistema, onde todas as instituições possam trabalhar unidas, consolidando as informações coletadas”, explicou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes.
Na oportunidade, a Coordenação Setorial de Gestão da Informática (CGI) da Secretária de Estado da Saúde (Sesau) apresentou ferramentas de informática que podem viabilizar a integração dos números coletados de acidentes de trânsito no Estado. “Houve um grande avanço neste sentido. Poder reunir esses dados é muito importante para o planejamento de ações preventivas e educativas”, destaca Eloy.
Durante o encontro, ficou agendado para o dia 10 de julho uma visita de trabalho aos prédios sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Também participaram do encontro, representantes da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).