×

Maceió

Sesau capacita técnicos sobre uso correto do larvicida

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Endemias, realizou, nesta quinta-feira (11), uma capacitação sobre o uso do larvicida BTI, utilizado no controle do Aedes Aegypti em sua fase larvária. O curso, destinado aos agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, ocorreu na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde municipal, no bairro do Jaraguá.

O coordenador de endemias da Sesau, Paulo Protásio, explicou que a capacitação visa deixar os profissionais aptos a utilizar bem e de forma sustentável o larvicida BTI, com o objetivo de alcançar maior eficácia no trabalho de controle do mosquito. “Hoje estamos transferindo um pouco do conhecimento para que os supervisores gerais possam estar disseminando as informações junto com os técnicos de operações de campo sobre a larvicida BTI. Já utilizamos largamente no Estado e agora o município de Maceió está iniciando também a utilização desse produto, que é um larvicida biológico, para o controle do Aedes em água de consumo humano e doméstico, que são transmissores das arboviroses urbanas”, salientou.

Paulo Protásio frisou que é fundamental que a utilização dos inseticidas seja feita de forma racional, seguindo as diretrizes, notas técnicas e demais normativas do Ministério da Saúde. “O produto serve para o controle larvário da espécie Aedes aegypti. É uma medida para que o combate possa chegar os imóveis, nos depósitos, que acumulam água, que possam vir a ser transformados em criadouros, e que não possam ser removidos mecanicamente, tampados, cobertos, e que a população armazene água para consumo humano e uso doméstico, e onde possam ter larvas, então é utilizado para matar as larvas e evitar que haja uma superpopulação de mosquitos maior que nós já temos”, ressaltou.

Participando da capacitação, o supervisor geral dos Agentes de Combate a Endemias de Maceió, Paulo Fernando, destacou a importância do treinamento para elaboração de novas estratégias de combate ao mosquito da dengue.  “Agora com essa nova proposta de troca do larvicida no município de Maceió precisaram desse conhecimento para atuação em campo. Fizemos também uma vasta revisão para o comparativo do que realizamos no passado e no presente para elaborar estratégias mais eficazes para melhores ações daqui para frente”, disse.

A agente de Combate a Endemias do município de Maceió, Ricardiana Araújo, também ressaltou a necessidade do curso para atuação dos agentes de endemia junto à população. “Após a realização do curso poderemos pôr em prática no nosso dia a dia tudo que aprendemos que não serve apenas para os supervisores, mas para toda a população”.

Por Agência Alagoas