Skip to content

Sesau capacita servidores sobre atendimento a vítimas de violência

  • Home
  • Alagoas
  • Sesau capacita servidores sobre atendimento a vítimas de violência

Blog

Sesau capacita servidores sobre atendimento a vítimas de violência

A série de capacitações foi iniciada em março deste ano e prossegue até o próximo dia 2 de maio – Foto: Ascom SESAU

A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está capacitando os servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais do Estado sobre o atendimento a vítimas de violência. A ação visa assegurar que a assistência ocorra de forma ágil, eficiente e humanizada, resguardando as pessoas que foram acometidas pela violência, seja de cunho sexual ou físico.

Em Maceió, desde março, já foram capacitados os técnicos do Hospital da Criança de Alagoas (HCA) e das UPAs Chã da Jaqueira, Trapiche, Santa Lúcia, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Jaraguá. No interior, o treinamento contemplou os técnicos do Hospital Regional da Mata (HRM), em Porto Calvo, além das UPAs de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Penedo e Coruripe.

Durante a capacitação, os servidores são instruídos por técnicos de referência da RAV, especialistas no acolhimento e assistência às vítimas de violência. Eles irão tratar sobre a estrutura da RAV, portas de referência de gestão direta e equipes especializadas, além de acompanhar palestras sobre acolhimento humanizado, integral e não revitimizador; manejo e administração de profilaxias em caso de violência sexual; canais de atendimentos e rede ampliada de proteção e primeiros encaminhamentos.

A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, ressalta que o treinamento reforça a importância do atendimento humanizado e seguro para as vítimas de violência. “A capacitação oferece estratégias para realizar os encaminhamentos assertivos e resolutivos, além de qualificar as equipes multidisciplinares das UPAs, no sentido de aprimorar o atendimento integral, humanizado e seguro para as vítimas de violência”, destacou.

A RAV trata da linha de cuidado pelos vulneráveis, assegurando a assistência à mulher, criança e adolescente, idoso, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais, pessoas pretas e LGBTQIAP+. Entre os tipos de violências estão a doméstica e a comunitária extrafamiliar, que podem ser de natureza física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Programação de Capacitações:

23/04 – UPA São Miguel dos Campos, às 10h e Marechal Deodoro, às 14h

24/04 – UPA Jacintinho, às 15h 25/04 – Hospital Ib Gatto, às 10h

30/04 – UPA Maragogi, às 10h

02/05 – UPA Viçosa, às 10h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também