×

Alagoas

Sesau avalia ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Alagoas

O grupo de combate ao mosquito Aedes aegypti, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a primeira reunião de avaliação das ações implementadas nos 102 municípios alagoanos. Durante o encontro, que ocorreu nesta sexta-feira (15), na sede da pasta, em Maceió, eles analisaram os índices de infestação predial do vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Estiveram presentes na reunião os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Defesa Civil Estadual, das Secretarias de Saúde de Maceió e Arapiraca e da Vigilância em Saúde Estadual. De acordo com Danielle Castanha, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, a reunião serviu para discutir os problemas de cada município.

“Fizemos uma avaliação minuciosa da situação de cada cidade alagoana e agora o Cosems/AL irá levar o resultado para tentar sensibilizar os gestores. Municipais a continuarem apoiando esse trabalho de combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya”, afirmou a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau.

Danielle Castanha ressaltou, ainda, que a força tarefa de combate ao Aedes aegypti será mobilizada para ajudar os municípios que estão apresentando índice de infestação baixo, mas número alto de casos. Nos casos onde não existem casos da doença, porém a infestação pelo vetor está alta, também serão executadas ações de controle.

“Durante este encontro ficou acordado que iremos realizar encontros a cada 15 dias. Durante estas reuniões iremos traçar estratégias para enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, além de participarmos das videoconferências com os integrantes da Sala Nacional de Combate ao Aedes aegypti”, salientou Danielle Castanha.