A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, apresentou o Plano Estadual de Oncologia para gestores dos municípios de Maceió e Arapiraca, onde funcionam os Centros de Atenção Oncológica (Cancons) e as Unidades de Atenção Oncológica (Unacons). Responsáveis pelos serviços de assistência aos pacientes e representantes do Ministério Público Estadual e Federal também estiveram presentes.
No encontro, a secretária destacou a importância do plano para Alagoas, que irá beneficiar pacientes com câncer, que terão acesso ao serviço próximo da sua residência, sem a necessidade de se deslocar para Maceió. Rozangela destacou que, desde o ano passado, vem trabalhando na implantação do Plano Oncológico, que deverá estar funcionando a partir do segundo semestre.
Ainda durante o encontro, a secretária falou das responsabilidades de cada setor, desde os gestores municipais até as unidades responsáveis pelos procedimentos, como exames, cirurgias, consultas e outros. O paciente terá o atendimento inicial e dará prosseguimento ao tratamento com tudo agendado e regulado.
“O plano visa melhorar a assistência ao portador de câncer de forma que tenha uma assistência de qualidade, sendo tratado em sua região, com acompanhamento médico e também dos familiares”, frisou a gestora estadual de saúde. O plano aprovado contempla reajuste nos procedimentos realizados nos Cancons e Unacons.
