O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganhará reforço de mais quatro profissionais médicos em sua escala na central 192 em Maceió. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está capacitando os profissionais que atuarão na regulação e cobertura da assistência pré-hospitalar como referência para 14 municípios alagoanos.
Em apenas dois anos, o número de bases do Samu em Alagoas saltou de duas para 27, mas o projeto prevê a implantação de mais cinco unidades, dentre as quais, São Sebastião, São José da Tapera e Atalaia.
O coordenador do Samu Maceió, Kleber Santana, avalia que após o processo de descentralização do serviço 192 tornou-se necessário ampliar o quadro de profissionais e fortalecer as escalas de trabalho. “Para garantir um trabalho técnico adequado e com eficiência, nossos servidores são submetidos a capacitação e treinamentos, visando oferecer um serviço de ponta à população” ressaltou.
“Para trabalhar em determinada área, é necessário que todo profissional seja capacitado, principalmente no Samu”, explica Santana, que coordena o Núcleo de Educação Permanente (NEP).
A Central 192 Maceió atende os municípios de Maceió, União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio.