Uma boa parte dos alagoanos deve deixar o Estado para aproveitar as festas de final de ano e as férias escolares dos filhos, como também, diversos turistas deverão visitar Alagoas. Mas para aproveitarem a viagem de forma integral, todos devem ficar atentos em relação aos cuidados com a saúde. Por esta razão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta quanto à importância da vacinação contra algumas doenças infectocontagiosas, a exemplo do Sarampo, Poliomielite e a Febre Amarela Urbana.
Uma advertência que se deve ao fato da inserção e disseminação de novas doenças em Alagoas e no Brasil, segundo destaca a diretora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro. De acordo com ela, antes de viajar, principalmente para estados do Norte do País, a exemplo do Amazonas, é necessário realizar ações de proteção à saúde.
“A prioridade para saúde do viajante é a vacinação contra doenças infectocontagiosas. A vacina protege o indivíduo e possibilita uma permanência tranquila e livre de preocupações para o viajante. Com isso, ele estará resguardo e poderá aproveitar todos os momentos do passeio, sem a preocupação de contrair uma doença, que pode levá-lo à internação ou provocar a sua morte”, frisa a diretora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas.
O Sarampo, a Poliomielite e a febre Amarela Urbana são doenças controladas no Brasil, conforme destacou Denise Castro. Mas a Febre Amarela Silvestre é uma doença impossível de ser controlada, devido a sua permanência ativa nas florestas tropicais. Por esta razão, a diretora revelou que, todos devem procurar se vacinar, para evitar a reintrodução do vírus do Sarampo e Poliomielite no País, além da introdução da Febre Amarela Urbana, cujo transmissor é o mosquito Aeds aegypti, também responsável pela transmissão da Dengue.
Quanto às pessoas que irão pegar à estrada, devem procurar se vacinar com antecedência. A diretora do Programa Nacional de Imunização explica que, a vacinação deve ser iniciada 15 dias antes para Tríplice Viral e 10 dias antes para a Febre Amarela. Esse é o tempo necessário para proteção individual. No caso das vacinas que exigem esquema superior a uma dose, é necessário respeitar um intervalo de 30 dais, antes da data prevista para realizar a viagem.
Cuidados Importantes – Os que vão fazer viagens internacionais devem seguir as instruções do Regulamento Sanitário Internacional, que as autoridades de Vigilância Sanitária seguem no Brasil. Ele exige a presença do Certificado Internacional de Vacinação para Entrada em determinados países. O documento deve ser apresentado no ato da viagem, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O viajante deve consultar primeiro a embaixada, consulados e demais organismos internacionais do País para onde irá viajar. Com isso, ele irá saber as exigências da atualização das vacinas recomendadas. O próximo passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde para atualizar o calendário vacinal e retirar o certificado nos postos da Anvisa, que fica nos portos, aeroportos e fronteiras”, destacou Denise Castro.
Para os que estarão visitando os estados brasileiros nas diversas regiões, a orientação é que consulte a Diretoria de Vigilância Sanitária de sua terra natal, a fim de descobrir os riscos, recomendações e cuidados que devem adotar em relação a algumas doenças. Em Maceió os que forem viajar e que quiserem se prevenir contra a Febre Amarela, por exemplo, devem procurar os seguintes Postos de Saúde: I Centro de Saúde (Levada); Posto Djalma Melo (Clima Bom II); Posto Hamilton Falcão (Benedito Bentes I); Posto João Paulo II (Jacintinho); Posto José Tenório (Conjunto José Tenório); Posto Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra); PAM Bebedouro (Bebedouro); Posto Pitanguinha (Farol); Posto Roland Simon (Vergel do Lago); Posto São Vicente de Paula (Farol) e Posto Tereza Barbosa (Conjunto Eustáquio Gomes).
