Diante das informações veiculadas na imprensa, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) vem a público esclarecer que está guardando o relatório da Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Vigilância Estadual, que iniciaram investigação na manhã desta sexta-feira (1º), nos Hospitais Geral do Estado (HGE) e Universitário (HU).
Acrescenta ainda que, diante dos fatos apurados, determinou levantamentos em todos os encaminhamentos realizados nos últimos 30 dias de pacientes do Hospital Geral para o HU. O HGE ressalta ainda que esse fluxo mensal é considerado baixo.
Já é possível afirmar que estamos tratando da bactéria acinobacter e não da superbactéria KCP, embora essa situação exija medidas emergências para assegurar a assistência com segurança à população.
Para isso, também aguardará as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, a quem os serviços do Hospital Universitário estão contratados, sobre o Plano de Contingência nessa área.
Em relação ao idoso que entrou em óbito, este passou apenas um dia no HGE, sendo em seguida transferido para o HU, que ainda não autorizou o acesso dos técnicos da Vigilância Sanitária ao prontuário médico.
Já a jovem de 16 anos, internada na UTI daquela unidade, também fora encaminhada pelo HGE. No relatório que está sendo aguardado pela Sesau, serão revelados em detalhes onde a paciente contraiu a infecção.