Foi realizada, na manhã desta terça-feira (13), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a abertura da Oficina de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). O evento, que acontece no período de 13 a 16 de maio, é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
O treinamento tem o objetivo de formar enfermeiros e nutricionistas das unidades de atenção básica para serem agentes multiplicadores dos benefícios do aleitamento materno, reforçando assim a promoção dessa prática até o sexto mês de vida e da alimentação saudável para crianças menores de 02 anos. Esta é a primeira vez que a oficina acontece em Maceió.
“As principais vantagens do aleitamento materno são prevenir doenças, baixar o índice de desnutrição das crianças e consequentemente reduzir a mortalidade infantil. Aqui buscamos promover também a troca de experiências do que está sendo feito nas unidades de saúde como forma de incentivar essa prática”, afirma Maely Nunes, técnica do Programa de Saúde da Família da SMS e facilitadora do Ministério da Saúde.
A enfermeira da Unidade de Saúde do Ouro Preto, Ana Fátima dos Santos, diz que está entusiasmada com a oficina. “Minha principal expectativa aqui é levar conhecimento para meu local de trabalho, pois muitas mulheres ainda apresentam resistência ao aleitamento materno e com o que vou aprender aqui posso trabalhar com os grupos de mães e gestantes, aprendendo a vencer esses desafios que encontro diariamente”, pontua.
Essa estratégia é resultado da integração de duas importantes ações: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). Na Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa conta com o apoio das áreas técnicas da Coordenação de Saúde da Família e da Coordenação de Saúde da Criança.
Hospital Amigo da Criança
A Casa Maternal Denilma Bulhões, localizada no Benedito Bentes, é a única maternidade do município de Maceió que realiza coleta de leite humano. Há 10 anos, a maternidade que tem o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde (MS), contribui no abastecimento e estoque do banco de leite do Hospital Universitário (HU).
Para ter e manter o título do Hospital Amigo da Criança, a unidade de saúde precisa seguir anualmente 10 passos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, todos eles focados na ajuda e incentivo a amamentação. Na rotina implantada na maternidade, diariamente há um cuidado com as mães, bebês e o leite materno.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
