A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) investe no processo de formação continuada dos servidores, por meio dos cursos e capacitações ofertados pela Escola Penitenciária.
Para otimizar os serviços executados, além de assegurar a integridade física e mental dos servidores e reeducandos, foi realizada, nesta segunda-feira (24), a Oficina de Liderança e Trabalho em Equipe, no auditório da Escola Penitenciária. Cerca de quarenta servidores participaram da capacitação.
A oficina possibilita que as atitudes dos servidores correspondam às expectativas relacionadas com a sua função social, agindo de acordo com os objetivos da Lei de Execução Penal (LEP).
Por meio de demonstração, discussão dirigida e dinâmicas de grupo, foram abordados aspectos de liderança, poder, criatividade, motivação e comunicação que precisam ser observados nas relações interpessoais, além das estratégias de ação adequadas para otimizar o trabalho em equipe.
A psicóloga da Seris, Ana Elisa Lima, ressaltou a importância do servidor pensar sobre o comportamento no ambiente de trabalho. “Esperamos que diante da realidade de cada um, os colaboradores tenham refletido e passem a estimular o relacionamento interpessoal. Não imaginava que teriam tantos servidores e que participariam tão intensamente da atividade. Com certeza, o ambiente de trabalho será mais enriquecedor depois dessa oficina”, disse.
A chefe de Protocolo, Maria Nazaré Farias, foi uma das participantes. Ela afirmou que a iniciativa representa uma preparação para a vida. “As pessoas devem levar os conhecimentos adquiridos aqui para a vida. A empatia e o hábito de se colocar no lugar do outro são coisas que devemos aplicar diariamente, dentro e fora do trabalho. Aquilo que não queremos pra gente, não deve ser ofertado para o outro”, revela.
