
Os gráficos da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Iogram) anunciaram nesta segunda-feira (12) uma paralisação pelo não cumprimento do Governo do Estado dos acordos judiciais. Segundo os servidores o Governo não quer conceder dois reajustes salariais que foram homologados pela Procuradoria Regional do Trabalho – PRT, se negando também a estender o reajuste a servidores inativos.
Na manhã desta terça-feira, dia 13, os servidores realizaram piquete na porta do prédio da Imprensa Oficial do Estado para chamar a atenção do governador e tentar sensibilizá-lo para o reajuste. A sede do IOGRAM, responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, está localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro.
Apesar da promessa de rodar a edição desta terça do DOE, até o final da manhã, o jornal ainda não havia circulado nas repartições públicas do estado. De acordo com o presidente da categoria, José Paulo Gabriel, os gráficos estão há seis meses sem receber o adicional noturno, fato que não possibilita a normalidade dos trabalhos.
Diversas reuniões já foram realizadas entre os servidores e o secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima, mas nenhuma decisão em relação ao reajuste dos servidores foi tomada. O secretário alega que os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não permitem no momento a concessão do reajuste. Por outro lado o sindicato diz que o impacto na folha do estado será apenas de R$ 17mil/mês, o que não onerava a folha.