A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) lançou, nesta terça-feira (18), o Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional. Os objetivos e principais funções do projeto foram apresentados aos gestores dos Recursos Humanos das secretárias e órgãos do governo, durante evento no hotel Radisson.
Com o objetivo de tornar a Gestão Pública, digital e eficiente com relação às informações funcionais dos servidores públicos, a nova ferramenta busca resultados com economia de recursos e menos tempo na execução.
No evento de lançamento foram mostradas todas as etapas e desafios para que hoje, um ano depois de sua implantação, o sistema pudesse atingir suas metas e apresentar resultados. O secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante, esteve presente ao lado das secretárias adjuntas Ricarda Calheiros e Juliana Barros, além do corpo técnico da secretaria e demais autoridades parceiras do AL Previdência, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC).
“O Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional é um marco que o governo Teotonio Vilela Filho deixa para a Gestão Pública de Alagoas. Esta ferramenta compõe de maneira célere a vida funcional do servidor a partir das publicações no Diário Oficial do Estado (DOE), além de proporcionar maior eficiência no tempo de conclusão de um processo de aposentadoria, entre outros benefícios ao servidor. Encerramos estes oito anos de gestão com mais este projeto concluído e que irá fazer parte, também, dos próximos governos”, disse o secretário Alexandre Lages.
A ferramenta, que além de modernizar a Gestão Pública, executa a padronização dos processos e atos funcionais promovendo a integração entre sistemas já existentes, beneficia os servidores estaduais com celeridade nos processos de aposentadoria, algo que antes do sistema era um trâmite burocrático e demorado. Além disso, o sistema executa a manutenção dos dados dos servidores com os parâmetros exigidos pelo Ministério da Previdência Social.
Resultados
A consultora da Gestão Pública Fabiana Toledo fez uma apresentação técnica, elencando os resultados obtidos no primeiro ano de implantação do sistema. “Passamos por algumas etapas desafiadoras para tornar esta ferramenta possível como, por exemplo, a digitalização dos Diários Oficiais desde 1960; a criação do caderno de eventos funcionais e publicador específico, onde as informações já nascem digitalizadas e já alimentam o sistema; a integração dos sistemas do DOE, rh, folha de pagamento, vida funcional, Siprev e Perícia Médica; entre outros que hoje, superados, tornaram o Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional um exemplo de melhores práticas do Estado de Alagoas”, explicou a consultora.
O Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional trouxe, também, a redução de custos para a administração pública, que reduziu a impressão do Diário Oficial, hoje 100% digital, e para o servidor público e população, a acessibilidade à informações atualizadas em tempo real, disponíveis no Portal do Servidor, transparência e facilidade de acesso e consultas ao DOE de 1960 aos dias atuais.
