Skip to content

Servidores do Samu são capacitados sobre produtos de limpeza para higienização segura das ambulâncias

  • Home
  • Alagoas
  • Servidores do Samu são capacitados sobre produtos de limpeza para higienização segura das ambulâncias

Blog

Servidores do Samu são capacitados sobre produtos de limpeza para higienização segura das ambulâncias

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam uma capacitação, nesta quinta-feira (08), sobre a utilização de novos produtos de limpeza para higienização de viaturas e do prédio da sede da unidade. O objetivo da ação foi garantir a segurança dos profissionais, pacientes e familiares contra agentes biológicos que podem infectar as viaturas e seres humanos.

A apresentação de novos produtos e como devem ser utilizados, ocorreu na sede do Samu, com demonstração nas ambulâncias, no setor de Central de Material Esterilizado (CME), e também no hangar, onde ficam as aeronaves. Vários novos produtos de limpeza e higienização foram apresentados para que se realize uma assepsia segura do ambiente, preservando a saúde de todos.

A enfermeira do Samu, também coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Pré Hospitalar, Edivânia Maria Santos, explica que a limpeza e desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, familiares e profissionais nos serviços de saúde, além de fortalecer o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos, e apropriadas para a realização das atividades nesses serviços, com segurança.

“Os ambientes são um importante reservatório de microrganismos nos serviços de saúde, especialmente os multirresistentes, e por isso a importância de uma limpeza e higienização adequadas para preservar a saúde de todos que estão, diretamente ou indiretamente na assistência à saúde”, disse Edivânia Maria.

De acordo com o diretor da empresa CL – Saúde, Cássio de Lima Amorim, os novos produtos que estão no mercado apresentam uma maior eficiência para realizar as desinfecções, mas é preciso que a pessoa que maneja os produtos esteja apta para realizar a higienização e limpeza de acordo com as recomendações de utilização, por isso a importância da apresentação e manejo dos produtos, para os profissionais que vão fazer o trabalho.

Os produtos apresentados foram: Bio Assept Ox, para antissepsia cirúrgica das mãos, além dos procedimentos invasivos e higienização das mãos antes e após contato com pacientes; Arpo®Surf Premium, um desinfetante direcionado para assistência à saúde, pronto uso (com tecnologia triamina de última geração e amplo espectro antimicrobiano, especialmente indicado para umectação/pré-limpeza de artigos e limpeza e desinfecção simultânea de superfícies fixas); Surfic que Limpa e desinfeta superfícies em um único passo; Arposafe Mult para umectação, limpeza e desinfecção de alto nível para produtos para saúde, Eliminação de microorganismos, inclusive o coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também