×

Penedo

Servidores do SAAE de Penedo terão reajuste salarial de 15%

Servidores discutiram propostas com Sindicato e diretor do SAAE

Os trabalhadores que integram o quadro de funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Penedo, garantiram na tarde desta terça-feira, 22, durante assembleia realizada no auditório Joaquim Reis de Santana, no Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Penedo (Sindspem), a aprovação da proposta de reajuste salarial em 15%.

Com a presença do diretor da autarquia municipal, Manoel Toledo, representantes dos segmentos profissionais que atuam no SAAE, e membros da diretoria do Sindspem que vem sendo presidido interinamente pelo vereador Derivan Thomaz (PMDB), o reajuste salarial foi acatado pela direção, devendo seguir para aprovação na Câmara de Vereadores.

Após ter o aval do parlamento penedense o reajuste passará também pelo crivo do prefeito Israel Saldanha (DEM), que deve aprovar o aumento antes do dia 06 de junho, prazo estipulado por lei devido ao período eleitoral. Também deve ser aprovada a doação de protetor solar e a equiparação salarial dos motoristas que tem nível fundamental com os de nível médio.

Reajuste de 67% em três anos

O diretor Manoel Toledo lembrou que desde que assumiu a autarquia os servidores já tiveram um aumento de 52%, sendo agora contemplados com mais 15%, um que soma um reajuste salarial de 67% em três anos e cinco meses. “O pessoal do SAAE trabalha e muitas vezes não tem o reconhecimento da população. Piaçabuçu que tem o serviço de abastecimento prestado pela CASAL ficou cinco dias sem água semana passada. Aqui em Penedo quando ficamos um dia parece que o mundo acabou”, disse Toledo.

Manoel Toledo também lamentou que a própria comunidade tenha prejudicado o andamento dos trabalhos do SAAE. Ele lembrou que muitas vezes quando um cano estoura, por exemplo, os trabalhos têm a conclusão atrasada devido aos equipamentos que estavam sendo usados nos locais serem levados. “Outro dia levaram cavaletes e o hidrômetro que estavam sendo usados em um serviço de reparo. Ai fica difícil”, declarou o diretor.

Discussão Política

O vereador Derivan Thomaz que acompanhou toda discussão em torno da proposta de reajuste salarial feita pelos servidores do SAAE, lembrou que estará se afastando de suas atividades sindicais no próximo dia 06 de junho, mas antes disso assumia o compromisso de pedir o apoio dos demais vereadores para que a proposta fosse aprovada nesta quinta-feira, 24 de maio, sendo imediatamente enviada ao prefeito Israel Saldanha.

O diretor do SAAE lembrou que as discussões em torno da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores é imprescindível para a oferta de um serviço a contento da população. “O que nós até hoje não fizemos e tenham certeza que não faremos enquanto estivermos à frente do SAAE é levar política partidária para dentro da autarquia. Isso com certeza nós não faremos”, finalizou Manoel Toledo.