Os problemas e as conquistas dos servidores dos legislativos estaduais serão discutidos, na próxima semana, na cidade de Vitória (ES), durante a realização do IX Congresso e do XXIII Encontro da categoria, promovido pela Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale). O tema central do encontro é “Servidor do Legislativo tem compromisso com o cidadão, por isso merece respeito”.
Na programação constam discussões a respeito da tramitação de duas propostas de emenda à Constituição Federal (PEC), que mexem diretamente na vida funcional de servidores públicos em geral, incluindo os dos legislativos. “Existem duas PECs no Congresso que são de interesse do servidor público, de números 20 e 41, as quais estão relacionadas à reforma previdenciária e ao fundo previdenciário. Os detalhes dessas matérias serão discutidos no encontro”, explica o presidente do Conselho Fiscal da Fenale, Henrique Lopes, representando a Assembleia Legislativa de Alagoas no encontro.
No segundo dia haverá o pinga fogo, quando as entidades terão a oportunidade de relatar seus problemas e as conquistas dos servidores em cada legislativo, formulando um diagnóstico da situação de todo o país. No turno vespertino será realizado o planejamento estratégico para a atuação da entidade na próxima gestão.
Ainda de acordo com Henrique Lopes, entre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Fenale nos últimos anos, destacam-se as campanhas pela ética na política e pelo serviço público de qualidade, a luta contra a terceirização no serviço público e em defesa do concurso público para todos os cargos, bem como a defesa da paridade entre servidores ativos e inativos.
A diretora da Região Nordeste, Zineide Lages, da Assembleia alagoana, também estará participando das reuniões.