×

Alagoas

Servidores do Instituto de Criminalística participam de competição

Servidores estaduais se reuniram na noite de quarta-feira (16), na orla de Ponta Verde, para participar da 1ª Corrida dos Servidores. O evento abriu a VI edição dos Jogos do Servidor realizado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Superintendência da Escola de Governo (Egal).

Na concentração em frente ao Alagoinhas, entre os mais de 400 participantes, dois “servidores atletas” representaram o Instituto de Criminalística de Alagoas. O perito criminal José Veras participou do percurso de 2,5km e o auxiliar motorista Rosivaldo de Araujo competiu no percurso de 5Km.

José Veras, que pela primeira vez participou de uma corrida oficial, ficou feliz com o resultado, já que está voltando a fazer atividades físicas e também irá participar das provas de natação. Ele se preparou durante uma semana e conseguiu concluir a prova em 14 minutos e 40 segundos.

“O meu objetivo era concluir a prova. Desde o concurso da Policia Civil, quando ingressei no Instituto de Criminalística, não conseguia completar uma corrida por conta do meu condicionamento físico. Chegar ao final, sem parar, foi uma grande vitória, pois não tinha noção que iria conseguir”, disse o perito.

A expectativa do servidor é que sua experiência possa motivar outros profissionais do quadro da Perícia Oficial a participar dos jogos, retornar as atividades físicas e até mesmo remontar o time de futebol do IC. Ele explicou que, por exercerem um trabalho desgastante com plantões na pericia externa, há necessidade de se exercitar para manter o corpo em equilíbrio com a mente e melhor desenvolver suas atividades profissionais.

“Estava me exercitando pouco, mas quando aumentei a frequência dos exercícios, percebi vários benefícios, entre eles o rendimento maior na produtividade não só do trabalho, mas, em toda minha vida”, ressaltou Veras. “Além disso, é muito bom poder confraternizar em um evento como esse, é quase uma terapia, por isso, já penso em programar novas atividades físicas com os companheiros de trabalho”.

Prestes a completar 30 anos de experiência em corridas de rua, o servidor Rosivaldo de Araújo escolheu o percurso maior e conseguiu completar os 5Km entre a Ponta Verde e a Pajuçara em 22 minutos e 40 segundos. Ele aprovou a competição e acredita que, com incentivos, os próximos eventos serão ainda melhores, o que acarretará numa participação maior de servidores.

“Correr pra mim é um dom, cheguei até a jogar futebol, mas desde criança tinha prazer em realizar todas as atividades correndo. No ano de 1984 participei da minha primeira corrida de rua, conheci um grupo de atletas e foi convidado a participar da associação dos corredores de estada de Alagoas, o que mudou a minha vida”, explicou o servidor atleta de 55 anos.