×

Maceió

Servidores da SMS recebem capacitação da Rede Amamenta Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Saúde da Família (PSF) realizou, no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro do Poço, a primeira capacitação com servidores das unidades cadastradas na Rede Amamenta Brasil.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, ressaltou a importância da capacitação. “Aprimoramentos como esse são a melhor forma dos servidores aperfeiçoarem os trabalhos da secretaria. Tudo o que fazemos é pensando em oferecer o melhor para a população de Maceió”, falou.

A capacitação contou com cerca de 30 pessoas e teve como objetivo apresentar a nova forma de monitoramento da rede com as famílias, através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB). O sistema informatizado registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado desde 2007.

Durante o encontro aconteceram discussões sobre as ações que estão ocorrendo na rede das unidades, além de formular novas estratégias para a saúde da gestante. Além dessa, haverão mais três capacitações marcadas para o dia 30 de Outubro, 07 e 27 de Novembro.

Rede Amamenta Brasil – O Ministério da Saúde instituiu desde 2006 a Rede Amamenta Brasil para reduzir a mortalidade materno-infantil com o aumento dos índices de aleitamento materno no país. O programa é desenvolvido pelo SUS de forma articulada com ong’s, com as redes municipais e estaduais. E tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do Aleitamento Materno para outros profissionais, bem como para a consecução de uma prática integralizadora; discutir a prática do Aleitamento Materno no contexto do processo de trabalho das Equipes de Saúde e monitorar os índices de Aleitamento Materno nos municípios.