Servidores de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), integrantes do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs), participaram na manhã desta terça-feira (21) de uma reunião coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Na ocasião foi discutido o monitoramento regular realizado para acompanhar os índices de agravos relacionados à situação de Vigilância Epidemiológica, como os casos de diarréia, mortalidade materno-infantil, dengue e chinkungunya.
De acordo com a diretora do DVS, Thais Barreto, esses encontros são fundamentais para que seja feito o acompanhamento regular, junto com os núcleos de vigilância epidemiológica dos Distritos Sanitários. “É a possibilidade de avaliarmos se a estratégia adotada está gerando os resultados esperados em determinada localidade, por exemplo”, explica.
A Coordenadora do Cievs, Rosalva Yanes, destaca que esse comitê tem a finalidade de socializar as ações que vem sendo executadas no sentido de atuar preventivamente e com eficiência, no caso dessas ocorrências.”São reuniões sistemáticas que permitem, entre outras coisas, a avaliação dos planos de respostas para situações que representam uma situação de risco para a saúde da população”, acrescenta.
Instituído com base na Portaria nº 22 de 15.07.2011, o Cievs de Maceió tem a missão de identificar, interpretar, analisar e monitorar informações interinstitucionais para definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões pelas esferas competentes, visando prevenir e/ou minimizar situações que gerem risco à vida da população.
