×

Policial

Servidores da SGAP participam de aula inaugural de pós-graduação

Capacitação em Gestão Penitenciária é pioneira no estado

Um importante passo na qualificação profissional dos agentes penitenciários alagoanos foi dado na noite desta terça-feira (21). No auditório da Faculdade Estácio de Alagoas – FAL, da unidade Jaraguá, aconteceu a aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Gestão Penitenciária. Ao todo, 80 servidores da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) irão participar da capacitação.

A mesa de honra do evento foi composta pelo superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna; a diretora geral da Estácio de Alagoas, Cristina Suruagy; a diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros; o representante do comandante geral da Polícia Militar, capitão Sérgio Henrique; e a professora da FAL, Séfora Junqueira.

A noite foi de muita emoção e expectativa para os servidores que farão parte desse projeto pioneiro. Essa é a primeira pós-graduação do estado voltada especificamente para o sistema prisional. O superintendente Carlos Luna, afirmou que espera que os agentes usufruam do curso da forma mais proveitosa possível.

“Essa iniciativa trará muitos benefícios para a SGAP. Sinto-me privilegiado em participar desse momento, pois sei que dessa turma sairão projetos e trabalhos que contribuirão para a melhoria do estado e da Superintendência. Quero agradecer aos alunos por todo o empenho e respeito com o qual estão tratando o sistema prisional”, disse.

A diretora geral da FAL expôs durante discurso, que a pós-graduação além de trazer benefícios para o sistema prisional, também contribuirá para o crescimento da instituição. Ela afirmou que a FAL se sente honrada em receber os servidores da SGAP por saber que os agentes têm objetivo similar ao da instituição: cooperar para a mudança de Alagoas.

“Muitas pessoas sonham em ter os talentos desenvolvidos em seu ambiente de trabalho. Vocês terão a oportunidade e o privilégio de contribuir diretamente com as mudanças no sistema prisional. Tenho certeza que todos que estão aqui querem uma Alagoas mais justa, mais cidadã, mais desenvolvida e vamos trabalhar para isso”, declarou Cristina Suruagy.

Amanda Calheiros explicou a importância da capacitação para os servidores. “Tenho conversado com os agentes e dá para perceber que eles estão ansiosos para que as aulas comecem, já que a área de gestão penitenciária ainda é pouco trabalhada no país. Essa é uma oportunidade para os agentes criar projetos, propor mudanças e fomentar debates sobre o sistema prisional”.

A gerente de Programas de Egressos, Silvana Salgueiro, vai participar da pós-graduação e falou da expectativa sobre o curso. “Essa é uma conquista dos agentes penitenciários, pois esse estudo irá contribuir para o nosso enriquecimento profissional. Trabalho com os programas de egressos e já penso em desenvolver meu trabalho de conclusão de curso voltado para essa área”.

Pós-graduação

O curso de Gestão Penitenciária é resultado de um convênio celebrado entre a União e a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), que ofereceu o curso para servidores da SGAP. A capacitação é voltada para agentes penitenciários efetivos que desempenham funções de direção, coordenação, gestão e assessoramento.

As aulas acontecerão sempre às sextas-feiras à noite e aos sábados durante manhã, tarde e noite (se necessário). A pós-graduação tem uma carga horária total de 368 horas/aula. O curso de Gestão Penitenciária será dividido em cinco módulos.

Entre os assuntos abordados estão: a violência, criminalidade e Direitos Humanos; ordenamento jurídico e suas implicações no sistema penitenciário; aspectos de gestão e as políticas de assistência. Os servidores também realizarão uma monografia que deve ser entregue após o curso.