Servidores não aceitaram a proposta do prefeito e decidiram manter a greve
Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 17, no auditório Joaquim Reis de Santana, os servidores da rede municipal de Educação em Penedo resolveram não aceitar a proposta de reajuste salarial feita pelo prefeito Március Beltrão (PDT) e decidiram manter a greve que já dura 50 dias.
A presidente interina do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Ana Flávia Teixeira, conversou com a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, ao final da assembleia e contou detalhes sobre a negociação com o chefe do Executivo municipal.
“Conforme combinado realizamos mais essa assembleia nesta sexta-feira, 17, para decidirmos o rumo do movimento. Infelizmente os servidores não aceitaram a proposta do Executivo de 5% de reajuste salaria para os professores, que diga-se de passagem está bem abaixo do que pleiteamos”, explicou Teixeira.
Os servidores da rede municipal de Educação em Penedo pleiteiam um reajuste de 13,1%, entre outras coisas. No entanto, o Prefeito Március Beltrão propôs dessa vez um reajuste de 5% apenas para os professores ficando os demais técnicos da área sem reajuste nesse momento, o que foi amplamente discordado pelos presentes na assembleia.
“O Prefeito precisa rever essa situação. Nós já conseguimos que o acordo avançasse em alguns pontos. Como por exemplo, a questão do pagamento da avaliação por desempenho dos meses que ficaram em aberto no ano de 2014. O prefeito se comprometeu em nomear a comissão que irá regulamentar os trâmites, critérios e fundamentos para a revisão do Plano de Cargos e Carreiras e a implantação da gestão democrática. Consideramos isso um avanço, mas ainda não o suficiente”, complementou a presidenta interina do sindicato.

Ana Flavia declarou também que já adiantou uma nova proposta para o prefeito analisar quanto ao reajuste. Segundo ela, seria acrescentar uma gratificação de regência de classe para quem estiver dando suas aulas normalmente. “O prefeito se mostrou interessado quanto a essa questão da regência, mas ainda não disse se vai acatar a nossa nova proposta. Propusemos também que os professores que trabalham com alunos especiais sejam gratificados em 20%, conforme a lei do PCC, e o prefeito se mostrou bastante favorável”, complementou.
Um novo encontro entre o prefeito Március Beltrão e uma comissão formada por servidores do Sindspem deve acontecer na próxima quarta-feira, 22. Na oportunidade, o prefeito deverá externar seu posicionamento quanto as reivindicações. Em seguida uma nova assembleia deverá ser realizada para que os servidores decidam se aceitam ou não o que for acordado.
