×

Alagoas

Servidores da Educação decidem realizar greve

Categoria não aceita o reajuste salarial oferecido pelo Governo

Os servidores da rede estadual de Educação decidiram em assembléia realizada na tarde desta quarta-feira, 13, paralisar as atividades da categoria em todo o Estado. Os servidores farão nos dias 18, 19, e 20 de abril uma greve de advertência para pressionar o governador Teotônio Vilela Filho para que ele repense a questão do reajuste salarial oferecido aos funcionários do Estado.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), Célia Capistrano, a paralisação das atividades será uma forma de mostrar ao governo que a categoria não aceita o reajuste oferecido. Ainda segundo ela, a educação reivindica um reajuste de 25% para o magistério e de 17% para a educação básica.

A insatisfação da categoria veio à tona assim que o governador de Alagoas anunciou na última sexta-feira, 08, o reajuste salarial para todas as categorias. Segundo o anúncio oficial, o salário dos servidores estaduais será reajustado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em 2010 fechou em 5,91%. O aumento será concedido em duas etapas, sendo a primeira em maio e a segunda somente no mês de novembro.

No primeiro dia da paralisação, segunda-feira, 18 de abril, os servidores prometem realizar uma manifestação em frente à Secretaria de Educação do Estado para demonstrar a insatisfação da categoria que deverá realizar novas ações, caso o governo não seja flexível com as questões da classe.