Os servidores da área da educação do estado de Alagoas decidiram em assembléia geral realizada na manhã desta sexta-feira, 10, aceitar a proposta de reajuste salarial de 7%, retroativo a maio e em única parcela. Com a decisão da categoria, chega ao fim à greve que durou 15 dias e prejudicou escolas estaduais de todas as regiões de Alagoas.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), a decisão só foi tomada hoje, 10, porque os servidores esperavam do governo um documento oficial contendo as reivindicações da classe que haviam sido acatadas, como forma de garantia. Somente na manhã de hoje, eles receberam esse documento e decidiram pelo fim da greve.
Os servidores reivindicavam além do reajuste salarial, outros benefícios, como progressões, alinhamento da tabela dos funcionários de escola e o não desconto/punição pelos 15 dias de paralisação. Além disso, os servidores cobravam ainda do governo o efetivo funcionamento da mesa de negociações e melhorias estruturais nas escolas da rede pública estadual.
Ainda segundo o Sinteal, a previsão é de que os serviços nas escolas da rede estadual voltem à normalidade na próxima segunda-feira, 13.