×

Maceió

Servidora da Slum vai representar Alagoas na São Silvestre

Servidora da Prefeitura de Maceió desde 2001, Luciane Holanda vai representar Alagoas pela sexta vez em um dos mais prestigiados eventos do atletismo brasileiro – a Corrida Internacional de São Silvestre, cuja edição especial de 90 anos terá largada para o pelotão Elite Feminino às 08h40 (horário de Brasília), do dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo.

No ano passado, a agente de fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) calibrou o vistoso currículo ao percorrer os 15km da São Silvestre em 1 hora e 11 minutos e finalizar a prova na 25ª colocação entre as atletas da categoria profissional. Uma posição de respeito no circuito historicamente dominado por etíopes e quenianos.

“Eu sou a única representante oficial enviada pela Federação Alagoana de Atletismo (FAAt). Eu vou sair na elite A, bem ao lado das quenianas”, comemora a atleta, enquanto pausa o treino diariamente realizado num trecho do loteamento Acauã, nos arredores do conjunto Village Campestre I. “Vai ser uma emoção muito grande. Sempre que eu estou lá parece que é a primeira vez”, revela.

A cada fim de ano que corre pelas ruas paulistanas, ela persegue os dois objetivos comuns a todo maratonista: completar a prova e diminuir o próprio tempo, sendo o último uma perspectiva possível para o próximo desafio. Já a realização para a carreira é mais ambiciosa. “O meu sonho é chegar entre as dez primeiras colocadas”, comenta.

Melhor do Estado

Todo competidor sabe que, além da alta competitividade, a Corrida de São Silvestre tem um circuito que exige um esforço extra do atleta em função das muitas subidas até a linha de chegada. Luciane tem se preparado com afinco, desde o primeiro passo, dado em 2004.

De lá até hoje, foram inúmeras provas, vitórias e troféus. Por exemplo, em 2014, ela ganhou pela sétima vez a Meia Maratona Caixa da República, na categoria Feminino/Alagoano/20km. Realizada no último dia 15 de novembro, a competição é uma parceria entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e Federação Alagoana de Atletismo.

“É essa maratona que dá o titulo da campeã do Estado, desde que eu comecei a participar que eu venço. Por isso, estou sendo enviada para a Corrida São Silvestre pela Federação Alagoana de Atletismo”, explica a atleta.

O treinador acompanha cada movimento de perto. Também pudera, afinal, Gerson Diniz é casado com Luciane há 14 anos. Sem dúvida, é o seu maior incentivador. “A evolução dela é muito boa. Nesses dez anos, ela começou entre as dez melhores daqui e aí veio subindo e agora luta para ser a melhor do Estado”, acredita o marido-treinador. “Participar da São Silvestre é uma como se fosse uma premiação, um reconhecimento pelo que ela fez o ano todo”, aponta.

Agora, resta-nos torcer para que a nossa representante faça bonito novamente numa das mais importantes competições do esporte brasileiro.

Para saber mais sobre a trajetória de Luciane Holanda, acesse o link com o texto produzido sobre ela sobre seu desempenho na última edição da São Silvestre e publicado em janeiro de 2014 no portal da Prefeitura de Maceió.