Sebastião Marcelo dos Santos, trabalha há mais de 30 anos na Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).
Na última terça-feira (28), o Corpo de Bombeiros de Alagoas comemorou seu 20º aniversário homenageando àqueles que ajudam a corporação a trabalhar em benefício da população. Um dos agraciados foi o servidor Sebastião Marcelo dos Santos, que trabalha há mais de 30 anos na Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).
Marcelo, que ficou emocionado e lisonjeado com a homenagem, foi condecorado com a medalha “Amigo do Bombeiro” por seus relevantes trabalhos como radioamador da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) – entidade independente que auxilia o Corpo de Bombeiros em casos de catástrofes no Estado.
A última grande atuação da Labre foi nas enchentes ocorridas em vários municípios de Alagoas no ano de 2010. Marcelo dos Santos recorda que o grupo de radioamadores salvou muitas vidas com suas ações. “Através dos nossos contatos conseguimos um helicóptero para retirar uma gestante, em trabalho de parto, dos escombros da enchente em Santana do Mundaú”, afirma.
Marcelo é membro da Labre desde 1990 e preside a instituição há cinco anos. Em 2010 recebeu outra homenagem, sendo esta uma medalha nacional entregue pela Defesa Civil em Brasília-DF. Junto com sua equipe, conseguiu trazer para Maceió o Fórum Nacional de Defesa Civil, em 2011, onde foram discutidas, entre diversos assuntos, as ações de prevenção a desastres naturais.
O serviço de radioamador é uma modalidade, sem fins lucrativos, que utiliza as ondas de rádio para propagar seus comunicados e realizar diversos estudos na área. Esses profissionais são devidamente autorizados pelos órgãos competentes, possuindo legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade.
A Labre teve sua fundação em 02 de fevereiro de 1934 e tem sedes em todos os estados brasileiros. Para filiar-se à instituição de radioamadores em Alagoas, é necessário entrar em contato através dos telefones 9927-7140 / 3320-1234 ou ir à sede da Liga localizada na Ladeira da Catedral, nº 150.
