O servidor da Diretoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), José Eduardo Santana, apresentou, no início do mês, o artigo científico “Aprendizagem de redes bayesianas para prevenção do câncer cervical”, no XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CIBS), na cidade de Santos (SP).
José Eduardo desenvolveu um modelo para criação de um software que irá auxiliar os médicos na identificação de pacientes que apresentam o risco de desenvolver o câncer cervical, mais conhecido como câncer do colo do útero.
“A pesquisa desenvolvida tem como objetivo encontrar um modelo de raciocínio probabilístico na triagem de pacientes de risco ao desenvolvimento do câncer do colo do útero. Com estes dados o médico terá a sua disposição uma ferramenta que auxilie a encontrar esse diagnóstico”, explicou o servidor.
Ele lembra ainda que esse programa não exclui o atendimento médico. Diante destes dados o médico pode pedir exames complementares ou mesmo acompanhar as pacientes que fazem parte desse grupo de risco. “Por meio da pesquisa identificamos que o papanicolau apresentou dados que trazem uma insegurança quanto ao diagnóstico, e por conta disto, criamos esse programa que pode trazer dados mais seguros ao médico”, pontuou José Eduardo.
O servidor acredita que a implantação do software nos postos de saúde do município será um avanço na prevenção do câncer do colo do útero. “Agora é firmar convênio e aprimorar o programa para que a gente possa salvar a vida de muitas mulheres”, comemorou o servidor.
O secretário municipal de administração, recursos humanos e patrimônio, Carlos Spegiorin, ressalta que a Prefeitura de Maceió está sempre valorizando as iniciativas inovadoras de seus servidores. “Para o município é importante que os servidores sintam-se valorizados e não poderíamos deixar de apoiar uma iniciativa tão importante como esta, que trará um avanço nos serviços prestados a população maceioense”, colocou.
