Obra de recuperação da Igreja da Corrente custou R$ 260 mil
Quem estiver em Penedo neste final de semana pode conferir o resultado da reforma realizada na Igreja de Nossa Senhora da Corrente, uma das ‘perólas’ do patrimônio histórico da cidade ribeirinha que recebe milhares de visitantes por conta dos festejos em celebração ao Bom Jesus dos Navegantes, festejos que seguem até domingo, 09.
Dentre outras intervenções, os serviços orçados em R$ 260 mil corrigiram problemas na cobertura da igreja, reparos necessários por conta da obra malfeita em 2002, quando foi concluída a primeira obra do Programa Monumenta em Penedo, única cidade de Alagoas contemplada à época com investimentos para recuperação de imóveis públicos tombados em nível federal.
A aplicação de uma manta Tyvex sob o telhado – que teve todas as telhas substituídas por modelos Simonassi – deverá garantir que eventuais infiltrações causadas pelas chuvas não atingam os fôrros da nave principal e do altar-mor da igreja construída no final do século 18. Os reparos feitos na ‘obra de arranque’ realizada em 2002 foram mal executados e não evitaram a ocorrência de infiltrações no interior do templo, conforme se verificou nos últimos oito anos.
Infiltrações provocadas por inclinação de beiras corrigidas
Além dos vazamentos pela cobertura, as chuvas também se infiltravam no interior do imóvel a partir dos beirais que tinham escoamento da água em direção à parede, inclinação corrigida segundo Sandro Gama, arquiteto do Iphan/AL e fiscal da obra. O engenheiro civil Fernando Azevedo, profissional responsável pelo serviço, acrescentou que toda a obra em cantaria – detalhes em pedra – da igreja foi lavada, recuperação feita por um especialista.
“Todas as portas e janelas também foram recuperadas, colocamos novos vitrais porque os anteriores estavam deteriorados, o revestimento em azulejo das cúpulas das torres foi limpo e restaurado”, informou Azevedo sobre os procedimentos nas peças que provavelmente são restos dos painéis que ornamentam parte do interior da Igreja de Nossa Senhora da Corrente, obras de arte produzidas com azulejos portugueses, ornamentação que torna o templo ainda mais especial.
Serviços realizados com recursos da prefeitura
Os serviços realizados com recursos da prefeitura que, desde 2002, não pagava as contrapartidas das obras do Monumenta em Penedo, segundo o prefeito Israel Saldanha. O investimento atual acrescentaou banheiros à igreja, equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais, com rampas de acesso para cadeirantes instaladas no interior da igreja. Parte do assoalho em madeira foi melhorada, inclusive com colocação de novos assoalhos e recuperação das linhas de sustentação do piso de madeira do andar superior.
As cimalhas das fachadas também passaram por processo de recuperação, assim como as escadas de acesso à parte de trás do altar-mor e ao primeiro andar do imóvel com vista para o Rio São Francisco. Toda a instalação elétrica foi revisada e refeita nos pontos necessários.
