O Governo de Sergipe pretende ampliar e modernizar os serviços prestados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), para que o órgão possa agilizar, ainda mais, o atendimento ofertado à população sergipana. “Reconhecemos a importância do Centro para facilitar o acesso a documentos necessários e fundamentais para a vida das pessoas”, destaca a secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Rodrigues.
De acordo com levantamento feito por técnicos do órgão, em 2022, o Ceac registrou 1.015.968 de atendimentos ao cidadão. Dos serviços ofertados durante o último ano, 327.685 foram realizados no Ceac do Riomar; 268.496 na Rua do Turista; 157.216 na unidade da Rodoviária; 119.863 no Aracaju Parque Shopping; em Lagarto 79.581; 35.653 no município de Itabaiana, na região agreste; e 27.474 atendimentos em Simão Dias, no sul sergipano. Somente em dezembro foram registrados 87.316 atendimentos ao cidadão nas unidades da rede Ceac, vinculada à Secretaria de Estado da Administração.
Dos serviços ofertados no último mês de dezembro, 31% dos atendimentos foram realizados no Ceac do Riomar Shopping. A unidade registrou 26.782 atendimentos. Um total de 22% ocorreu na Rua do Turista, que registrou 19.523. As demais unidades – Aracaju Parque Shopping (12.645), Rodoviária Nova (11.735), Lagarto (8.664), Simão Dias (4.887), e na unidade de Itabaiana (3.080) – somaram 47% dos atendimentos.
O relatório do Ceac também apresentou o índice de não-comparecimento dos cidadãos aos serviços agendados em dezembro. A taxa de ausência no Riomar Shopping foi de 2,9%; Simão Dias, 2,7%; Rodoviária, 1,0%; Rua do Turista, 0,8%; Itabaiana, 0,5%; Aracaju Parque Shopping, 0,5%; e Lagarto, 0,3%,
Caso ocorra o não-comparecimento ao serviço previamente agendado, sem o cancelamento prévio, o cidadão só poderá solicitar um novo atendimento após 30 dias. O bloqueio acontece de forma automática.