Os serviços da obra da nova adutora do município de Tobias Barreto, a 127 Km de Aracaju, já atingiram 80% de conclusão. A previsão é que, até o fim deste ano, a adutora esteja em funcionamento, como explica o gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), pasta responsável pela execução da obra.
“Diariamente, 20 profissionais trabalham na implantação dos tubos na ponte sobre o Rio Jabiberi, cujos serviços já passam da metade, sendo que o restante da tubulação foi concluída. Já no reservatório estão sendo iniciados a montagem mecânica de ferro fundido e o sistema de bombeamento, de modo que a obra já atingiu 80% da sua conclusão”, detalha o secretário.
Com investimentos do Governo do Estado, no valor de R$ 1.364.219,86, os serviços compreendem a construção de uma adutora e um reservatório elevado, que fornecerá o abastecimento de água para as 610 famílias que habitarão os mais novos conjuntos residenciais Agripino Bernardo I e II (que também têm previsão de conclusão para o fim deste ano), situados às margens da Rodovia SE 170, na entrada da cidade.
A obra possui 3,9 km de extensão e tem início na rede de abastecimento de água que abastece a cidade, seguindo em linha reta até o reservatório elevado que está sendo construído ao lado do Residencial Agripino Bernardo I. O conjunto de tubos é de PVC defofo com diâmetro de 250 milímetros, ideal para fazer a condução da água que será bombeada.
Sendo edificado em concreto armado, o reservatório tem 1,80 metro de fundação, 22 metros de circunferência e 8 metros de altura, com capacidade para 300 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer diariamente os futuros moradores dos residenciais.
Segundo o secretário Valmor Barbosa, os serviços seguem o cronograma estabelecido e a obra reafirma o compromisso do Governo do Estado em melhorar a qualidade de vida dos munícipes. “Como já é comum, no verão o consumo de água pela população aumenta consideravelmente. Pensando na comodidade para as 610 famílias que habitarão os dois residenciais, o governador Jackson Barreto solicitou a construção desse projeto que assegurará o bem-estar dos futuros moradores, sem comprometer o abastecimento no restante da cidade”, enfatiza.
