×

Sergipe

Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida registra quase 17 mil atendimentos em 2015

SRIHA é um serviço que atua exclusivamente pelos Núcleos

O Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS). Ele é responsável de demanda eletiva de pacientes de baixo risco clínico (adultos e pediátricos), bem como o transporte para a realização de exames e procedimentos externos, avaliação de especialistas e altas sociais, além de transporte de logística, a exemplo de material biológico, insumos e equipamentos hospitalares.

No ano de 2015, o SRIHA registrou mais de mais de 16.976 atendimentos, número superior ao registrado em 2014, quando foram contabilizados 14.589 atendimentos.

“A estatística comprova o aumento do número de demandas atendidas pelo SRIHA no ano de 2015. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 14,2 % . Isso significa mais agilidade e rotatividade dos leitos, além de demonstrar que, cada vez mas, o SRIHA é um serviço importante para toda a Rede Hospitalar de Saúde “, destacou a coordenadora geral do SRIHA, Luisa Dantas.

Ainda de acordo com o levantamento, em 2015, foram realizados 5.997 exames, 5.960 serviços logísticos, 473 altas sociais, 618 partos, 919 avaliações médicas e 3.036 transferências hospitalares.

Fluxo do SRIHA

Ainda de acordo com Luisa Dantas, o SRIHA é um serviço que atua exclusivamente pelos Núcleos de Regulação Interna (NIR) das unidades hospitalares.

“O serviço desempenha um papel importante de apoio à Rede Estadual de Urgência e Emergência como um todo, sendo acionado através do Complexo Regulatório Estadual (SIGAU ). Durante a regulação, é analisado o quadro clínico do paciente. Se considerado de baixo risco clínico, ele está apto para a remoção, o que garante a segurança dele durante o processo “, finaliza a coordenadora Geral do SRIHA.