×

Maceió

Serviço de esgoto será tema de audiência pública na CMM

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho (PP), anunciou que irá requerer uma audiência pública para discutir a concessão à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) do serviço de esgoto de Maceió. Segundo ele, é preciso esclarecer quem realmente é responsável pelo esgoto nas ruas da capital, que em muitos casos estão estourando por todo lado. O anúncio foi feito durante aparte a um pronunciamento do vereador Zé Márcio (PSD), que cobrou do governo estadual mais responsabilidade com o patrimônio público.

O vereador Guilherme Soares (PSOL) e Galba Netto (PMDB) também comentaram o assunto. Chico Filho contou que no último final de semana presenciou esgoto a céu aberto em frente aos restaurantes Massarela e Armazém Guimarães, na Jatiúca. “Precisamos saber quem é responsável por essa fiscalização, se a Sempma, Casal ou Meio Ambiente do Estado. O que não pode acontecer é o município ser penalizado, com todo o esgoto daquela região nas ruas e sendo jogado no mar”, afirmou. O problema se estende há mais de 15 dias.

O presidente ainda falou das placas espalhadas pela região cobrando a posição do Ministério Público Estadual e que o problema atinge não apenas a população, mas prejudica o turismo, pois fica bem próximo a áreas com grande fluxo de turistas. O vereador Zé Márcio encerrou seu pronunciamento questionando a qualidade do serviço prestado pela Casal, considerado por ele de péssima qualidade. Para o vereador, outras empresas do mercado nacional precisam ser consultadas para saber se pretendem administrar os serviços de saneamento básico em Maceió, já que a concessão é pública e pode ser licitada.