Objetivo do SEDH é colocar em prática ação de prevenção à violência
As escolas da rede pública estadual de Sergipe irão colocar em prática uma ação de prevenção à violência e garantia dos direitos das pessoas. Tudo isso por que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, instituiu o Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH).
De acordo com o secretário Jorge Carvalho, o SEDH visa fortalecer as ações de reconhecimento do espaço escolar como um lugar de afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que, a todo o momento e em todas as situações, preserve a cultura de vivência do respeito aos direitos humanos.
“O SEDH irá propor às instâncias competentes programas de formação continuada para gestores escolares, professores e técnicos educacionais no que diz respeito à disseminação da política de Educação em Direitos Humanos”, disse Jorge.
O Serviço vai recomendar as ações de desenvolvimento das metodologias pedagógicas para serem implantadas nos currículos, projetos pedagógicos e na própria gestão educacional. A professora Josevanda Mendonça Franco, do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), será a diretora do SEDH.
Outras competências do Serviço de Educação em Direitos Humanos: contribuir para a oferta da Educação Básica pública, gratuita e laica para todas as pessoas; sistematizar registros e relatórios sobre as ações de seguridade dos Direitos Humanos no ambiente escolar, encaminhados a SEDH pelas coordenações dos programas e projetos referenciais, e instrumentalizar as coordenações dos programas e projetos na perspectiva de subsidiar o monitoramento dos indicadores de seguridade dos Direitos Humanos identificados nas unidades de ensino da rede pública estadual.
