A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) instalou, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), a primeira equipe do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD/Maceió) do Programa Melhor em Casa em ambiente hospitalar. A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) – formada por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta e auxiliares de enfermagem – vai atuar no Hospital Geral do Estado (HGE). O programa promove a desospitalização dos pacientes de alta médica, não só proporcionando que eles sejam tratados no conforto do ambiente familiar, mas também que haja a disponibilização dos leitos para outros pacientes que necessitem de assistência hospitalar.
“Estamos avançando bastante neste tipo de atendimento, que é uma das estratégias do Governo Federal para ampliar e qualificar, em parceria com estados e municípios, a assistência na atenção básica. E com essa nova equipe, nos igualamos a apenas oito municípios do País que já desempenham essa atividade em instituições hospitalares que integram o Programa SOS Emergência, como o HGE”, afirmou a coordenadora do Melhor Em Casa – SAD Maceió, Dulce Gonzaga.
Criado em novembro de 2011 como parte da Rede de atenção básica à saúde, o serviço presta – por meio de seis equipes de EMAD e 2 de Apoio Multidisciplinar (EMAP), que incorpora o atendimento com assistente social, farmacêutico e nutricionista – o atendimento domiciliar atualmente a 254 pessoas acamadas cadastradas, com a assistência adequada a usuários com dificuldade de locomoção, que precisam de cuidados pós-operatórios, cuidados paliativos ou ainda pessoas que apresentem a necessidade de acompanhamento médico. Cada caso é avaliado diretamente pelas equipes do SAD, que determinam quais as reais necessidades dos pacientes e quais cuidados precisam ser ministrados.
Abrigos
Paralelamente, as equipes do SAD Maceió também estão inovando em outra área, que passou a receber a assistência da saúde municipal: as Instituições de Longa Permanência (ILPS). Por meio do serviço, os profissionais de saúde têm prestado assistência a três instituições: Abrigo de Idosas Maria Júlia de Miranda (Farol), Lar do Bom Samaritano (Clima Bom) e Abrigo de Idosas Mãe das Graças (Village Campestre). As instituições são visitadas pelas equipes do SAD duas vezes por semana, sendo assistidas e acompanhadas pelos especialistas, que buscam atender às necessidades de cada idoso, com um cuidado mais humanizado.
Para que outros pacientes possam ter acesso ao serviço, a família precisa ir até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a justificativa médica para dar entrada no protocolo. O SAD avalia cada caso para poder disponibilizar o serviço.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) está localizada na Rua Dias Cabral, 569, no Centro de Maceió.