Criado pelo Ministério da Saúde, em 2011 dentro do Programa Melhor em Casa como parte da rede de atenção básica, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem prestado, para cerca de de 300 pessoas cadastradas em Maceió, a assistência multiprofissional adequada e gratuita. O Serviço é voltado a usuários que apresentam dificuldades de locomoção, que precisam de cuidados pós-operatórios e paliativos, e os que necessitam de acompanhamento médico permanente.
Possibilitando o tratamento no ambiente acolhedor do domicílio do paciente, com a proximidade da família, o SAD é composto por seis Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad), formadas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem) e duas Equipes de Multidisciplinares de Apoio (Emap), compostas por assistente social, farmacêutico e nutricionista. Os grupos são responsáveis pela avaliação dos pacientes e definição dos cuidados que precisam ser ministrados.
Com o objetivo de humanizar o atendimento e melhorar o fluxo da rede hospitalar, a SMS também instalou, no início do ano passado, uma equipe do SAD Maceió no Hospital Geral do Estado (HGE), promovendo a desospitalização dos pacientes de alta médica. Dessa forma, além de acelerar a recuperação com o conforto familiar, o SAD tem buscado possibilitar, com essa iniciativa, a disponibilização dos leitos para outros pacientes e a redução, tanto dos riscos de contaminação e infecção nos pacientes submetidos à cirurgias quanto nos custos com o tratamento desse pacientes, que são muito mais elevados em ambiente hospitalar.
Além de acompanhar os pacientes acamados, a equipe do SAD promove mensalmente o encontro das pessoas que cuidam desses usuários cadastrados – familiar ou não – com o intuito de esclarecer dúvidas, repassar orientações e compartilhar experiências e angústias, proporcionando momentos de motivação e apoio psicológico, procurando contribuir para a redução do estresse diário e melhoria da qualidade de vida desses cuidadores.
Paralelamente, as equipes do SAD Maceió também inovaram em outra área, que passou a receber a assistência da saúde municipal: as Instituições de Longa Permanência (ILPS). Por meio do Serviço, os profissionais de saúde têm prestado assistência ao Abrigo de Idosas Maria Júlia de Miranda (Farol), Lar do Bom Samaritano (Clima Bom) e Abrigo de Idosas Mãe das Graças (Village Campestre). As instituições são visitadas pelas equipes do SAD duas vezes por semana, sendo assistidas e acompanhadas pelos especialistas, que buscam atender às necessidades de cada idoso, com um cuidado mais humanizado.
Para que outros pacientes possam ter acesso ao Serviço, a família precisa ir até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a justificativa médica para dar entrada no protocolo. O SAD avalia cada caso para poder disponibilizar o serviço.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió fica na Rua Dias Cabral, 569, no Centro de Maceió.