Um animal solto nas ruas pode causar acidentes graves de trânsito, especialmente se for um animal de grande porte. E para evitar que isso ocorra, o setor de apreensão de animais da Prefeitura de Penedo atua com agilidade, capturando e removendo para o curral.
Vinculado à Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), o serviço liderado pelo servidor Jorge Alexandre registrou 1.668 apreensões entre os anos de 2021 e 2023.
“Vale ressaltar que há casos de reincidência, mas o que importa é retirar o animal das ruas e este ano, até hoje (sexta-feira, 03 de maio), nós já fizemos 222 apreensões”, explica o servidor municipal que atende as ocorrências, com auxílio do agente Aldair.
Funcionando 24 horas por dia, o serviço dispõe de dois currais para manter os animais apreendidos, áreas utilizadas em forma de revezamento, uma situada no Oiteiro e a outra no Areal, onde estão cerca de 10 cavalos atualmente.
Para retirar, o dono ou responsável pode doar um saco de farelo (que é utilizado na alimentação dos animais apreendidos), estacas para repor a estrutura dos currais ou sementes de capim que são utilizadas para renovar o pasto.
Quem avistar um animal (cavalo, burro, jumento ou gado) solto em vias e logradouros públicos, pode acionar o serviço de apreensão da Prefeitura de Penedo pelo contato 82 99143-2554.
Por Secom – PMP