×

Alagoas

Serviço cardiopediátrico já apresenta ótimos resultados em AL

O serviço de atendimento às crianças com problemas cardíacos em Alagoas já apresenta resultados, após os três meses de implantação. A garantia do atendimento especializado teve início graças ao convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Hospital do Coração de Alagoas (HCor), que tomaram as medidas necessárias para que o paciente tenha o atendimento garantido.

As consultas especializadas em cardiopediatria já beneficiaram 65 crianças alagoanas. Para o diretor médico do HCor, Ricardo César, o serviço representa o primeiro momento do projeto de estruturação da cardiopediatria no Estado.

“Esse é um projeto a ser executado em quatro anos, em que as etapas vão ser cumpridas paulatinamente”, informou.

Atualmente, os pequenos alagoanos já podem contar com os exames de ecocardiograma e de cateterismo cardíaco, ambos realizados no HCor, localizado na Gruta de Lourdes, assim como as consultas especializadas. “O Hospital disponibilizou uma cardiopediatra, três vezes por semana para atender a demanda das crianças encaminhadas pelas unidades de saúde e UTI Neonatais”, acrescentou.

“A finalidade é estruturar o fluxo para o suporte das crianças cardiopatas no Estado”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska. Para isso, o projeto inicia com o tratamento ambulatorial, por meio de consultas especializadas, e vai atender ainda a demanda por cirurgias simples.

Para efetivar essas cirurgias simples no HCor, 14 consultas de cirurgia cardíaca pré-cirúrgica já foram realizadas pelo cardiologista José Wanderley Neto, que está com sua primeira cirurgia agendada para o próximo dia 21 de agosto. Já em casos de cirurgia grave, que deve ser realizada até o primeiro ano de vida, foi firmada uma parceria com hospitais do Estado de Pernambuco, Ceará e São Paulo.

Conforme esclareceu o diretor médico Ricardo César, as cirurgias graves são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e viabilizadas pela Fundação Cordial em hospitais parceiros localizados em Recife (Instituto de Medicina Integral de Prof. Fernando Figueira – IMIP, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares – Procape e Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco), no Ceará (Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes) e em São Paulo (Instituto do Coração – Incor).

Teste

Outras ações foram efetivadas pelo Estado e o HCor em benefício das crianças cardiopatas. Um exemplo é a capacitação para implementação do teste do coraçãozinho, que percorreu os municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maceió e São Miguel dos Campos, capacitando profissionais de 16 municípios alagoanos. O teste se trata de uma pulseira que verifica a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas.