×

Alagoas

Sertão é beneficiado com o avanço da Assistência Social

Secretária-adjunta diz que todos os municípios alagoanos foram assistidos

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua voltada para a redução da pobreza e a implantação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Estado com significativas mudanças na área. Com ações em todos os municípios, o sistema consolida a Assistência Social como uma política pública.

Segundo a secretária-adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, tratar os municípios de forma igualitária é o segredo para o desenvolvimento do Estado. “Beneficiamos os 102 municípios alagoanos, priorizando as especificidades de cada lugar. Através do cofinanciamento e da capacitação, os municípios passam a ter condições de melhorar o atendimento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explicou.

Juliana Vergetti destacou ainda as ações do pacto do Semiárido. “O pacto tem como objetivo integrar e articular ações pela garantia do direito de crianças e adolescentes e vem atuando em muitos municípios do Sertão”, explicou.

O governo do Estado está investindo na política de Assistência Social. Nos últimos três anos e meio foram implantados Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em todos os municípios do Sertão. O Estado está cofinanciando esses centros com o objetivo me melhorar o atendimento à população. Além disso, mais de 48 mil famílias desta região contam com o auxilio mensal do Programa Bolsa Família.

Centros de referência foram regionalizados

A Seades regionalizou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) no Estado. Na região sertaneja, o centro do município de Santana do Ipanema foi regionalizado e em seguida, cofinanciado pelo governo do Estado. Este Creas recebe direto no fundo municipal um recurso mensal no valor de R$ 13 mil para a implantação do serviço de média complexidade para atendimento às vítimas de violência.
No Sertão, dez municípios ainda não possuem Creas. Destes, os municípios de Carneiros, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira já assinaram o termo de adesão.

A Seades cofinanciou os Creas dos municípios de Água Branca, Dois Riachos, Maravilha, Olho D’Água das Flores e São José da Tapera, com um repasse no valor de R$ 20 mil para equipar centros dos municípios contemplados.

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários dos Creas desta região, a Seades celebrou um convênio com o Senai para realização do curso de Eletricista Predial. Além disso, foi celebrado outro convênio, desta vez com o Sebrae, para a realização de Cursos de Empreendedorismo no município de Santana do Ipanema.

A Seades realizou um seminário com o município de Santana do Ipanema e com outros municípios vinculados ao Creas regionalizado para divulgação dos serviços ofertados. Também foram feitas capacitações, seminários, oficinas e reuniões técnicas para gestores e técnicos da Assistência Social.