Outubro foi marcado com atividades especiais para promover a saúde das mulheres no cárcere.
Promover a saúde cumprindo as orientações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) é uma diretiva da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Nesta quinta-feira (26), a Gerência de Saúde da pasta encerrou suas atividades em alusão ao Outubro Rosa com um mutirão de atendimento às reeducandas do sistema prisional.
Foram feitos exames de ultrassonografia, coletas para citologia e consultas com ginecologista e mastologista. A iniciativa beneficiou as internas do Presídio Santa Luzia e do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho. A coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyanna Teixeira, ressalta o empenho dos profissionais da Resssocialização para legitimar os direitos previsto em lei.
“Desde o início do mês houve um intenso trabalho de conscientização das custodiadas, tanto em sala de aula, quanto nas palestras educativas promovidas pelas instituições parceiras desse projeto. Discutir sobre o assunto e disseminar informações é fundamental para prevenir a doença e efetivar as atividades preventivas realizadas anteriormente”, disse Teixeira.
O projeto 'Outubro Rosa – Seris a Favor da Vida' teve início no dia 19 de outubro. Tanto as servidoras quantos as reeducandas foram beneficiadas com exames e palestras educativas com foco na prevenção de doenças. Houve ainda a valorização das mulheres. Elas participaram de aulas de dança, sessões de relaxamento e serviços de embelezamento.
