×

Alagoas

Seris impulsiona ações com participação dos novos magistrados


Promover a justiça no cárcere e a dignidade no cumprimento das penas é uma diretiva levada a sério pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Buscando uma integração maior entre o Estado e Poder Judiciário, nesta quinta-feira (18), o secretário da Ressocialização, coronel Marcos Sérgio de Freitas, apresentou um panorama do sistema prisional alagoano aos doze juízes substitutos recém empossados.

Durante o encontro no auditório da Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas, os participantes conheceram os desafios superados pela Seris para efetivar a reintegração social e, consequentemente, cumprir as diretrizes da Lei de Execução Penal. Além disso, os magistrados conheceram as peculiaridades dos presídios, o perfil da população carcerária, a política de transparência na gestão prisional e outras ações integradas com a Justiça.

A juíza substituta Lígia Seabra falou sobre a importância do conhecimento ofertado pelo secretário da Ressocialização. “A palestra contribuirá muito com o nosso trabalho. O coronel Marcos Sérgio se preocupou com aspectos práticos, sempre lembrando detalhes imprescindíveis em nossa sentença, como as áreas de inclusão para utilização de tornozeleira eletrônica, expedição de guia de recolhimento, dentre outros fatores”, salientou.

Ao final da explanação, Freitas ressaltou a importância do Poder Judiciário para garantir a tranqüilidade dentro e fora do cárcere. “Este sem dúvida é um momento impar para nós que fazemos a gestão prisional. Seguindo a diretiva do governador Renan Filho, superamos a crise no âmbito carcerário nacional e a participação dos novos magistrados é imprescindível para promovermos ainda mais a justiça em Alagoas e expandir nossas ações”.