Contato telefônico tem contribuído para fortalecimento de vinculo
relacionamos também mudou. Não foi diferente para as pessoas privadas de liberdade. Entretanto, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris[E1] AL) tem desenvolvido ações que buscam minimizar o impacto do cenário atual.
Por meio da equipe da Gerência de Saúde, familiares e reeducandos socializam informações relativas ao panorama do sistema prisional, além de manter o reeducando informado a respeito da situação de sua família, e vice- versa. Este contato é mediado por telefone e realizado pelas assistentes sociais das respectivas unidades prisionais.
Coordenadora do serviço social da Seris, Michelle Farias explica a dinâmica do trabalho. “Pela grande demanda nas unidades, a periodicidade desses telefonemas, geralmente, é semanal. Porém, diariamente, as assistentes sociais recebem ligações telefônicas dos familiares dos reeducandos”, destaca.
“Salientamos que as profissionais também contam com o apoio dos representantes dos módulos para identificação das demandas visando à realização dos contatos telefônicos. As listas para contato são solicitadas aos representantes dos módulos quinzenalmente”, reforça a gestora.
Dados quantitativos atestam a dinâmica do trabalho. Apenas na última semana (01/06 à 05/06/2020), 401 atendimentos foram realizados por 10 assistentes sociais, perfazendo uma média de 80 atendimentos diários – número bastante expressivo, considerando a natureza da atividade.
